PÁGINA 13 - Pila

Página em construção
Renaldo Azevedo Borges
==================
O nosso querido  "Tio Pila" um dos grandes compositores e músicos de Cássia.
Logo vamos contar a história desse grande Compositor
"SAUDEMOS SANTA PAULÍNA"
letra e música 
"Renaldo Azevedo Barros"
Parabéns "Tio Pila" compositor do Hino de Irmã Paulína e de várias músicas cassienses como a música "O Campeão" cantada pela dupla Irineu e Pirandí no Cd gravado pelas Duplas Sertanejas de Cássia.

 Partitura Original Madre Paulína

Ouça agora com o Coral Santa Cecília na Catedral Metropolitana de Florianópolis SC acompanhado pelo Quarteto de Metais da PM 199.
O Hino Irmã Paulina do nosso Compositor Renaldo Azevedo Borges (Tio Pila)
Clique assista e ouça  a música (Gravação ambiente)


Música de Renaldo Azevedo Borges já gravada em Estúdio.
Clique e ouça.


Madre Paulína


Renaldo Azevedo Borges

Renaldo Azevedo Borges,o Pila apelido colocado pela irmã Remilda desde de criança.é o caçula dos nove filhos do casal da Cândida Emília de Azevedo Borges e Dr.Octavio Augusto Borges.Nasceu em Cássia,no dia 19 de julho de 1925 é casado há 64 anos com dona Júlia Teixeira Borges,com que teve 3 filhos:Luiz Gonzaga,Maria de Fátima e Cecília,os dois primeiros já falecidos.São seus irmãos Rêmulo e Renato(Os Aviadores Azevedo Borges – pioneiros da Força Aérea Brasileira),Regina,Renan,Régis,Rejane,Renísia e Remilda.Tem dois netos,Octávio e Lívia, e um bisneto,Luiz Octávio.

Pai Exemplar,dedicado marido e caráter irretocável são suas virtudes maiores,além de sempre fazer o bem a qualquer pessoa,indistintamente.

Pila completou o 2º grau,formando-se em Contabilidade no Colégio São Gabriel.Cursou acordeon, teoria Musical,Harmonização e História da Música,na Academia Mário Mascarenhas ,em São Sebastião do Paraíso/MG;e violão.no Conservatório Pestalozzi de Franca(SP).Foi fundador,em 1968,do Coral Misto Religioso de Meninos Cantores,atual Coral dos Pequenos Cantores de Cássia.Atualmente é secretário assistente e arquivista no Centro musical Heitor Combat,há 18 anos,tendo catalogadas sob sua guarda mais de 3.800 partituras musicais.Há 58 anos é integrante do Coral Santa Cecília,do Santuário de Santa Rita de Cássia;e foi diretor e regente do Coral Santa Efigênia por 33 anos.

Em suas atividades filantrópicas,foi presidente  do Clube Cassiense,vereador e presidente da Câmara Municipal,membro da diretoria da Cooperativa Agropecuária de Cássia e tesoureiro da Comissão Fundadora do Asilo de São Vicente de Paulo.

Recebeu homenagem de “Homem do ano” do Rotary Clube de Cássia,em 2008,e foi Patrono da 7ª turma de Guarda-Mirins de Cássia,em 2011.Em maio do mesmo ano,foi homenageado pela Escola Estadual Melo Viana,no desfile cívico do dia da cidade.
Foi Agraciado pela Câmara Municipal de Cássia como “Cidadão Benemérito”,no ano de 2012.

Agropecuarista e músico por excelência,seu dom artístico sempre falou mais alto em sua vida.Pila é compositor e arranjador,tem em torno de 80 composições,entre populares,sertanejas e religiosas.Algumas das mais expressivas são”O Boiadeiro”(1975)
_Comparação entre duas fases da cidade:A Chegada dos primeiros povoadores(boiadeiros) e início da modernidade no campo,trazendo o asfalto nas estradas ;”A decisão”1976) _ samba composto exclusivamente para o bloco carnavalesco Arrelia,ganhando 1º lugar no concurso daquele ano.”A Travessia”(1977) _ Música Sacra de Passos (MG) e “Coroação”,conquistando o 2º lugar do mesmo festival de música em que fala exaltação de Nossa Senhora.”Hino de Santa Efigênia”(1980),sempre cantando nas missas pelo coral da capela da padroeira.

Uma de suas composições de maior relevância é “Madre Paulina”(1987) _ hino à Santa,composto na ocasião do centenário de fundação da Congregação das  Irmãzinhas da Imaculada Conceição,que à época eram dirigentes dom Instituto São Vicente de Paulo de Cássia.O hino foi cantado por um Coral de 1.200 vozes,em Florianópolis (SC),em 18 de outubro de 1991,na presença de S.S.o papa João Paulo II,por ocasião da Beatificação da Madre.Atualmente ,a música está gravada em CD pela Edições Paulinas,e é executada em todo Brasil.consagrada pelos devotos como hino oficial da Santa Paulina.

“Romeiro”(1996) _ é uma composição que saúda os milhares de devotos de todo o Brasil que visitam a milhares de devotos de todo Brasil que visitam a padroeira da cidade,Santa Rita de Cássia,todo dia 22 de maio.Em 2006;compôs o Hino alusivo ao centenário da Escola Estadual Melo Viana.
Pila Também compõe diversas canções para liturgias religiosas.As Letras de suas composições são de grande teor poético,e as melodias complementam a grandeza da criação artística.

Renaldo Azevedo Borges,o Pila ,nos menores gestos e palavras,na sua simplicidade,carrega consigo o amor a Deus,à família,ao próximo,e uma grandeza de caráter invejável e tão necessária para o bem viver.



Folder que destacou o Tio Pila na Época.


"O Campeão" cantada pela dupla Irineu e Pirandí no Cd gravado pelas Duplas Sertanejas de Cássia.
Música de Renaldo Azevedo Borges


Clique e ouça a música "O Campeão" Nas vozes de Irineu e Pirandi.


----------------------------------------------

Nenhum comentário: